Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo.  

 

Em Abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte.

 

Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.

 

A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo.

 

Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.

 

O novo livro de José Luís Peixoto,Dentro do Segredo, Uma viagem na Coreia do Norte, chega às livrarias portuguesas, a 16 de Novembro de 2012.

 

 


11 comentários

Imagem de perfil

De Veruska a 08.10.2012 às 14:30

Estou com muita vontade de ler. :)


Sem imagem de perfil

De marcia laja a 08.10.2012 às 16:43

vou ler...deve ser maravilhoso!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.10.2012 às 18:58

No dia 16/11... este livro vai ser a minha prenda de anos, de mim para mim! E arrisca-se a ser a minha prenda preferida.
Sem imagem de perfil

De Vitor Coelho da Silva a 09.10.2012 às 12:11

Olá

Colocado aqui: http://www.atertulia.com/administrador/

cpts

vítor
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.10.2012 às 15:42

A Biblioteca Rosae comprá-lo-á logo que possível!Os alunos vão sortear Cabazes de Natal com produtos produzidos na escola.O que se angariar reverte para a compra de livros.
Esta Escola Profissional Agrícola- Santo Tirso, faz cem anos.No decorrer do ano lectivo haverá cem eventos de diversas vertentes. Gostaríamos que viesse à escola...É verde e tem um cheiro a terra que nos abraça...
Sem imagem de perfil

De Tania a 10.10.2012 às 15:21

E com toda a certeza será mais um grande sucesso!!! Aguardamos!
Sem imagem de perfil

De stiletto a 11.10.2012 às 23:09

Assim que chegar às bancas, vou comprar. Mfas e para quando um novo romance?!
Sem imagem de perfil

De Ana Garcia a 12.10.2012 às 08:27

Que bom! Uma grande surpresa a temática, sobretudo para quem adora viagens e sente atracção por esse grande mistério que é o oriente. É de fato inacreditável como sabemos (sei) tão pouco sobre a Coreia do Norte, espero (para além de tudo o resto) aprender mais com este livro. Saudades de te ler.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.10.2012 às 16:12

Um Autor que mto aprecio e de quem sou uma leitora assídua. Assim, aguardando com mta expectativa pois o tema é diferente do que já publicou.
Sem imagem de perfil

De Leandro a 11.01.2013 às 01:37

O primeiro livro que li esse ano foi "Escape from camp 14" http :/ www.almedina.net catalog /ebook_info.php?ebooks_id=97802307611866) de um jornalista americano chamado Blaine Harden. Esse livro conta a dramática história de um coreano, chamado Shin Dong-hyuk, que é, até onde se pode averiguar, o único fugitivo dos campos de concentração da Coréia do Norte que conseguiu sobreviver. Não li ainda o seu livro "Dentro do Segredo", mas gostaria de saber se tocas no assunto dos campos de concentração.

A história de Shin é assustadora. Indico o livro de Harden a todos que gostariam de saber um pouco sobre o que se passa na Coréia do Norte. Os campos de concentração são o extremo de uma situação que é essencialmente calamitosa em todos os setores da sociedade. A crueldade é tanta que, por vezes, parece que o que se conta é pura ficção.
Os campos de concentração nazistas e os Gulags soviéticos não são nada perto dos campos coreanos. E o critério dessa comparação não reside no maior ou menor nível de crueldade, mas sim na contemporaneidade da situação: Os campos nazistas e os Gulags estão cronologicamente distantes de nós, são marcas vergonhosas de nossa história moderna; Os campos de concentração coreanos são uma realidade imediata. Há coreanos sendo escravizados, brutalizados e morrendo nesse exato momento. Há um governo desumano que cerceia a liberdade dos indivíduos em nome de uma fantasia infantil que resulta numa brutalidade sem limites. Leiam a história de Shin (que é a história de tantos outros norte-coreanos), e saberão do que eu estou falando.

Comentar artigo


Pág. 1/2





papéis jlp
Arquivo de recortes sobre José Luís Peixoto e a sua obra.

todos os vídeos







Perfil SAPO

foto do autor